Deputada Vivi Reis integra Comissão Externa que acompanhará casos de violência contra Yanomamis

A Comissão foi instalada nesta terça-feira (10) pela Câmara dos Deputados e vai acompanhar as investigações na comunidade de Aracaçá (RR), onde a PF investiga crimes cometidos por garimpeiros.

11 maio 2022, 08:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos
Deputada Vivi Reis integra Comissão Externa que acompanhará casos de violência contra Yanomamis

A Deputada Vivi Reis (PSOL-PA) é uma das integrantes da Comissão Externa criada pela Câmara dos Deputados para acompanhar as denúncias de violações de direitos contra indígenas na Terra Yanomami. 

A comissão foi criada na semana passada, depois da divulgação do relato de que uma menina Yanomami, de 12 anos, morreu após ter sido estuprada por garimpeiros na comunidade de Aracaçá, em Roraima. A denúncia foi feita pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que informou também a morte  de uma outra criança, de 3 anos que caiu no Rio Uraricoera no momento em que sua mãe tentava salvar a menina da violência dos agressores.

Nesta terça-feira (10) a Comissão Externa foi instalada e contará com 13 membros, sendo coordenada pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR). Como integrante da Comissão, a  deputada Vivi Reis (PSOL-PA) explica que a ideia do grupo é, além de acompanhar as investigações da denúncia, também levantar os relatos contínuos de violações de direitos contra os Yanomami.  

“A total ausência de uma resposta permanente do Estado e de planos de proteção e fiscalização permanentes para a terra indígena permitiu a escalada da violência nos territórios com a organização de redes para operação do garimpo ilegal. O governo brasileiro precisa tomar providências urgentes”, afirmou Vivi Reis. 

A comissão deve se reunir semanalmente para ouvir autoridades e especialistas para elaborar um diagnóstico da situação dos yanomamis, além de avaliar as ações do Poder Executivo para a defesa dos indígenas e até realizar diligências no local, acompanhando outras comissões da Câmara e do Senado. 

Quem são os deputados que compõem a Comissão

Deputada Erika Kokay – PT/DF 

Deputada Joenia Wapichana – REDE/RR

Deputada Vivi Reis – PSOL/PA

Deputado Airton Faleiro – PT/PA 

Deputado Aliel Machado – PV/PR 

Deputado Bacelar – PV/BA 

Deputado Bira do Pindaré – PSB/MA 

Deputado Camilo Capiberibe – PSB/AP 

Deputado Glauber Braga – PSOL/RJ

Deputado José Ricardo – PT/AM 

Deputado Orlando Silva – PcdoB/SP 

Deputada Tereza Nelma PSD/AL 

Deputado Túlio Gadêlha – REDE/PE 

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados