O Projeto de Lei 277/2008, que estabelece o Imposto Sobre Grandes Fortunas, de autoria da Deputada Luciana Genro (PSOL-RS), foi apresentado há mais de uma década atrás. À proposição principal estão apensadas mais trinta e duas outras proposições. O PL está pronto para ir ao Plenário da Câmara desde o ano de 2010.


A proposição já se mostrava necessária no momento de promulgação da Constituição de 1988 e, vinte anos após, quando o projeto foi proposto. Nos dias de hoje, a sua discussão e aprovação tornam-se imprescindíveis.


O Brasil atravessa uma das maiores e mais complexas crises de sua história. A junção do aprofundamento da crise econômica, social e política que já assolava o país, junto à crise sanitária mundial gerada pela pandemia da COVID-19, leva-nos a ostentar índices altíssimos de desemprego, retorno à fome e morte.


Enquanto a pandemia colocou na pobreza mais de 160 milhões de pessoas, um novo bilionário surgiu a cada 26 horas, de acordo com a Oxfam Brasil. Só o Brasil ganhou 40 novos super-ricos na lista da Forbes somente em 2021.


A agenda neoliberal, que se apoia em um projeto antidemocrático, leva a uma política econômica que só beneficia os que já estão no topo da pirâmide. É preciso enfrentar os interesses dos poderosos e lutar pela necessária, justa e igual distribuição da riqueza no país. Como afirma a campanha do movimento Juntos!, “nem e fome, nem os bilionários deveriam existir” apontando a dramática situação de desigualdade social, e reforçando a necessidade de taxar os super ricos.


Neste sentido, as deputadas Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Vivi Reis protocolaram um requerimento de urgência para votação imediata do PL 277/2008. Assine e divulgue o abaixo-assinado pra que Lira e os líderes da Câmara coloquem em votação a taxação das grandes fortunas.

Preencha com seus dados e assine o nosso abaixo-assinado!

Ao submeter seus dados, vocẽ está de acordo com nossa política de privacidade, a assinatura significa que seu nome e cidade constarão do abaixo-assinado final a ser protocolado. Como este site é protegido pelo reCAPTCHA, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

OBRIGADA POR ASSINAR! NOS AJUDE A CHEGAR MAIS LONGE COM ESTE ABAIXO-ASSINADO, UTILIZE OS BOTÕES ABAIXO E COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS NAS REDES SOCIAIS!