Vivi Reis pede providências à Secretaria de Saúde de Belém para nomeação de aprovados no concurso 002/2018

Muitos candidatos aprovados ainda não foram convocados, mesmo para cargos onde há disponibilidade de vaga na Secretaria.

5 abr 2022, 10:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 51 segundos
Vivi Reis pede providências à Secretaria de Saúde de Belém para nomeação de aprovados no concurso 002/2018

A deputada federal Vivi Reis (PSOL/PA) encaminhou, nesta segunda-feira (04) ofício ao secretário municipal de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, cobrando providências sobre a convocação dos aprovados no concurso público 002/2018. No documento, a deputada solicita a imediata retomada das

convocações e nomeações dos aprovados no concurso para os cargos onde existem vagas disponíveis, e em substituição aos contratos temporários estabelecidos. “Nosso mandato tem sido procurado por servidores aprovados neste concurso e temos mantido diálogo com eles no sentido de apoiar essa luta justa pelas nomeações”, Afirma Vivi Reis. 

“A pandemia de Covid 19 criou um momento de exceção no sistema de saúde que exigiu a contratação imediata de um grande número de profissionais para suprir a necessidade de atendimento da população, mas agora, que já atravessamos o período mais crítico, é importante que a administração pública retome a normalidade nos processos de admissão. E nós acreditamos firmemente que o acesso ao serviço público deve ser feito através de concurso. As contratações fora deste regime não podem ser a regra”, acrescenta a deputada. 

Entenda

As provas do Concurso Público 002/2018 foram realizadas em outubro daquele ano e o resultado definitivo do certame  foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 18 de janeiro de 2019, com um total de 448 aprovados para os cargos de nível médio de agente de vigilância sanitária e ambiental; para técnicos de nível médio em enfermagem, laboratório e radiografia; e para nível superior para vagas de biomédico, enfermeiro, engenheiro sanitarista, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. 

Uma parte dos aprovados já foi chamada para ocupar seus cargos, enquanto a outra ainda aguarda nomeação. Em janeiro do ano passado, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e a Secretaria Municipal de Administração (Semad), prorrogou por mais dois anos, a contar desde o dia 18 de janeiro, o prazo de validade do concurso.